O registro de marca é uma das proteções de Propriedade Intelectual mais conhecidas, e também é uma das mais importantes para as empresas.
Como já conversamos por aqui, as marcas são capazes de diferenciar os produtos e serviços de uma empresa dos de seus concorrentes e, se bem cuidada, pode fazer com que a empresa ganhe ainda mais espaço no mercado.
A marca pode gerar mais credibilidade e imprimir na sociedade os seus propósitos, o que agrega valor e admiração por parte dos consumidores!
Quanto antes melhor!
A marca é de tamanha importância que os empreendedores precisam se atentar logo no inícios das atividades, pois é necessário saber se o nome da empresa já é registrado por outra pessoa ou empresa.
Essa providência inicial tem o condão de evitar que o empreendedor seja surpreendido com a notícia de que não se pode utilizar de determinado
nome ou logo, bem como impedir que terceiros utilizem indevidamente da marca recém criada.
Uma lição emblemática de como o registro de marca é uma das primeiras providências que o empreendedor deve realizar no momento de constituição da empresa é o da Wise Up, escola de inglês fundada por um dos empreendedores mais conceituados do Brasil, o Flávio Augusto.
Em uma entrevista dada ao talk show apresentado por Danilo Gentilli, The Noite, o empreendedor Flávio Augusto conta a história de que a marca inicial da sua escola de inglês se chamava Winners, e não Wise Up!
Ocorre que, logo que criada a empresa, já com materiais de papelaria impressos com a marca, foi surpreendido com uma notificação determinando que parasse imediatamente a utilização da marca, sob pena de multa diária, pois ela já era registrada por outra empresa!
Sem dinheiro para renovar todos os materiais já fabricados com a marca, aproveitou-se parte dos produtos e substituíram o nome da empresa para Wise Up.
Mas além de você fazer o registro na Junta Comercial, isso não é o suficiente, você também tem que fazer o registro no INPI. – Flávio Augusto Silva.
Esse caso nos mostra a importância de fazer uma pesquisa junto ao INPI antes de iniciar a execução das empresas com determinada marca, com o objetivo de evitar surpresas em relação à impossibilidade de utilização de determinada marca, bem como de registrá-la com o objetivo de obter o direito exclusivo de utilização dela!
Assista a entrevista:
Consegue perceber a importância da Propriedade Intelectual?
A utilização indevida de uma marca pode acarretar no insucesso de um empresa recém constituída ou, ainda, potencializar as chances de a empresa ganhar espaço no mercado!
Saber realizar pesquisas junto ao Instituto
Nacional de Propriedade Industrial e proceder registros é uma das competências essenciais aos profissionais de todos os ramos, especialmente do Direito, e que pode agregar muito valor para as empresas e seus empreendimentos.